Há uma grande variedade de tipos de piscinas para escolher, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.
Desde piscinas de fibra de vidro até piscinas de vinil, piscinas em pastilha de vidro até às piscinas infinitas as escolhas são variadas o que dificulta na hora da decisão de quem decide construir uma piscina em casa.
Na hora da decisão sobre os tipos de piscinas que melhor se adequam à sua casa é importante que mais do que decidir sobre a forma, decida com confiança no tipo de estrutura e acabamentos que vai utilizar na sua piscina.
Vamos mergulhar no mundo dos diferentes tipos de piscinas juntos!
1) Piscinas de Betão
Estes tipos de piscinas são construídas no local usando uma estrutura de Betão armado que permite uma maior flexibilidade no tamanho e na forma da piscina, não existindo limitação para a sua imaginação. São mais duráveis e resistentes do que outros tipos de piscinas, mas também tendem a ser mais caras. Neste tipo de piscinas pode optar por diferentes revestimentos, como a Pastilha de Vidro, Cerâmica ou Tela Armada.
2) Piscinas de fibra de vidro
As Piscinas de fibra de vidro, um dos tipos de piscinas mais conhecidos, são pré-fabricadas em fábricas e depois instaladas no local. Este tipo de construção é rápida e fácil de instalar, mas geralmente têm opções limitadas de tamanho e forma e algumas desvantagens. Para além da impossibilidade de personalizar a sua piscina, estas têm baixa durabilidade da pintura. A ação do sol e do cloro faz com que a pintura da piscina tenha uma baixa durabilidade. Outra grande desvantagem é este tipo de piscina não oferecer equipamentos e acessórios para completar o seu uso.
Para além disto, as piscinas de fibra podem ser sensíveis a certas substâncias químicas. Alguns produtos químicos de tratamento de água podem causar descoloração, manchas ou até mesmo deterioração do revestimento de fibra.
3) Piscinas de vinil
As Piscinas de vinil são construídas usando uma estrutura de aço ou alumínio e revestidas com um revestimento de vinil. São uma opção mais acessível e têm uma grande variedade de opções de tamanho e forma, mas também podem ser menos duráveis do que outros tipos de piscinas. O revestimento de vinil é mais suscetível a danos do que outros materiais de piscina. Objetos afiados ou pontiagudos podem rasgar ou perfurar o vinil, causando fugas da água.
As piscinas de vinil requerem manutenção regular para garantir que o revestimento esteja em boas condições. Isso inclui a limpeza adequada do revestimento, o controle dos níveis de pH e a aplicação de produtos químicos apropriados.
4) Piscina de borda infinita
A Piscinas de borda infinita têm um visual impressionante, onde a água flui sobre a borda da piscina para criar a ilusão de que a piscina se estende até o horizonte. São geralmente construídas em locais com vista para o oceano ou outra paisagem natural. Aqui é construído um tanque de compensação abaixo do nível da piscina para receber a água que transborda. Deste modo, a água é então recirculada para a piscina através de um sistema de bombeamento.
A constante circulação da água proporcionada pelo sistema de desbordamento ajuda a melhorar a eficiência da filtração. As piscinas de borda infinita geralmente não requerem o uso de skimmers para remover folhas e detritos flutuantes da superfície da água. Como a água transborda continuamente da borda, os detritos são automaticamente removidos junto com a água em excesso. Isso reduz a necessidade de limpeza manual dos skimmers e facilita a manutenção diária da piscina.
5) Piscinas de vidro
As Piscinas de vidro é um dos mais tipos de piscinas admirados por quem pensa em construir uma piscina. Este tipo de piscina é usado nos projetos do mais alto padrão, como resorts, hotéis e residências de luxo. Um dos motivos disso é também uma das suas maiores vantagens: seu valor estético para o ambiente.
O vidro utilizado em piscinas é projetado para ser durável e resistente. O vidro temperado ou acrílico de alta qualidade possui propriedades de resistência a impactos e é projetado para suportar a pressão da água e outros elementos ambientais. Deste modo, este tipo de material é resistentes a rachaduras, estilhaços e descoloração, desde que sejam mantidos e cuidados adequadamente.
6) Piscina em contentor
As Piscinas de contentor é uma das opções mais práticas e sustentáveis, que tem ganhado espaço nos diferentes tipos de piscinas. Este tipo de piscinas já vêm com as luzes e bombas incorporadas o que as torna opções atrativas.
Apesar disto, este tipo de piscinas tem como primeira grande desvantagem a sua profundidade e incapacidade de diversificação da forma e acabamentos. Os contentores não foram projetados originalmente para serem utilizados como piscinas, portanto, sua estrutura pode não ser ideal em termos de resistência e durabilidade. É necessário reforçar a estrutura do contentor para suportar a pressão da água e garantir sua estabilidade.
7) Piscina de Areia
A Piscina de areia é feita em betão armado e finalizada com uma mistura de areias minerais e resina. O resultado é um clima tropical, como se a piscina fosse uma mini praia artificial.
Por conta do efeito exclusivo e do custo envolvido em criar uma experiência tão única, a desvantagem para a maioria das pessoas é o preço.
8) Piscina transbordo em espelho de água
A piscina de transbordo de espelho de água é uma piscina em que a água ultrapassa a borda como se não existisse barreira entre o solo e a linha de água. A sua grande vantagem para além da beleza estética está assente na variedade de acabamento que pode levar de pedra natural, bem como, o facto de permitir uma melhor limpeza da linha de água através do seu sistema de filtragem.
Na Acqua Dilux temos uma vasta gama de tipos de piscinas para todos os gostos. Está pronto para construir a sua? Clique aqui e peça já o seu orçamento gratuito.